Informação Geral

Os produtos desta página fazem parte do projeto ATLASUL, que visa divulgar resultados de simulações operacionais de modelos numéricos “estado-da-arte” com antecedência suficiente que possibilite o planejamento de atividades. Os modelos numéricos utilizados são de distribuição gratuita e reproduzem os processos físicos responsáveis pela evolução da atmosfera sobre o mar, da agitação marítima, e da circulação oceânica.

Previsão de Ondas

As previsões de ondas são produzidas pelo modelo WAVEWATCH III (WW3), que utiliza as previsões de ventos de globais do NCEP (http://nomads.ncep.noa.gov). Primeiro são obtidas as previsões para até 120 horas com resolução 0.5 grau em um domínio global. Depois, em 3 domínios com resolução 0.3 grau cobrindo toda costa brasileira com condições de fronteiras da simulação global, com o mesmo vento do NCEP, as ondas são previstas com maior resolução espacial.

Espectros em 61 pontos ao largo da costa são analisados com maior detalhamento, e a energia das ondas pode ser comparada com uma climatologia de ondas, previamente obtida com 31 anos de simulação. Desta forma pode-se avaliar a importância ou o percentil das ondas incidentes, para melhor orientar o previsor.

Previsão de circulação costeira

MERCATOR: As previsões de circulação costeira são produzidos pelo sistema Mercator (https://www.mercator-ocean.fr/en/science-publications/glorys/). O modelo numérico utilizado é o NEMO OGCM (https://www.nemo-ocean.eu/), configurado para uma grade global com resolução de 1/4 grau. As forçantes atmosféricas são derivadas da reanálise do modelo atmosférico do ECMWF. Um método de assimilação baseado no filtro de Kalman assimila dados de satélite.

TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR: Três figuras referentes à temperatura da superfície do mar são apresentadas: a temperatura do dia, a diferença entre a temperatura do dia e a média dos últimos 7 dias, e a diferença entre a temperatura do dia e da média dos últimos 30 dias. O objetivo das duas últimas figuras é mostrar a tendência. Os dados são baixados de: (https://www.nhc.noaa.gov/sst/), e são produzidos por uma metodologia desenvolvida por Richard Reynolds, no National Climatic Data Center (NCDC). São produtos de observações de bóias, navios, e dados de satélite. A resolução espacial é de 1 grau.

Previsão atmosférica

São apresentadas figuras dos resultados de integração numérica do modelo WRF para até 72 horas de precisão, com uma resolução de aproximadamente 40 Km. As condições iniciais e de fronteiras são fornecidas pelo modelo GFS do NCEP, disponibilizadas diariamente em: (http://nomads.ncep.noa.gov ). As previsões do modelo GFS também podem ser visualizadas no botão abaixo.

miscelâneos

Este espaço está aberto a nossos colegas acrescentarem fatos, fotos, textos, entrevistas e links de interesse. Destacamos os textos que podem ser acessados no botão "Fotos e fatos". Em "Analysis tools" um procedimento básico para construir um diagrama de taylor com o pacote GRADS pode ser encontrado. Colaborações e sugestões são bem vindas.